Tesla transformará 50 mil casas em usinas solares na Austrália

O plano prevê a instalação de forma gratuita de painéis e baterias em cada casa e se financiar com a venda da eletricidade gerada, afirmou o Premier do estado Austrália do Sul, Jay Weatherill, em uma entrevista à emissora “ABC”.

“Utilizaremos as casas particulares para gerar energia para a rede da Austrália do Sul e as que participarem se beneficiarão de uma importante economia na sua fatura elétrica”, disse Weatherill.

O projeto terá a parceria da empresa Tesla, a qual será responsável pelas instalações dos painéis solares e também de baterias.

O acordo prevê que a energia gerada não seja propriedade do lar que a produzir, mas que passe a ser administrada pelo fornecedor que adjudicar a concessão.

Os testes começarão a partir de junho com 100 imóveis públicos e se estenderá até o ano que vem com mais de mil imóveis. Após os testes o projeto pretende chegar a atingir casas privadas de todo o estado de modo a aumentar o número de usinas solares.

Esta é a segunda parceria entre o primeiro-ministro da Austrália do Sul e o diretor executivo da Tesla, Elon Musk, após a implementação neste estado da maior bateria de lítio do mundo em dezembro do ano passado.

Fonte: Portal Energia Solar; Época Negócios.